sexta-feira, 5 de julho de 2013

Activity - Ciclo de Vida Activity no Android

Talvez a classe mais importante do Android seja a Activity. De forma simplista, podemos dizer que ela é responsável por renderizar as views na tela ou até mesmo que ela é as telas do app. De acordo com a documentação do Google ela é simplesmente o que o nome diz, uma “atividade” que é basicamente a unica coisa que o usuário pode iteragir com seu smartphone.

Quando se trabalha com Activity no Android, é preciso muito mais que o desenvolvimento de Telas. Entender o ciclo de vida de uma Activity, é uma parte fundamental. Imagine que sua aplicação seja intenrropida de forma inesperada, seja por que o usuário abriu uma outra Activity e com isso houve algum fator que fez a Activity ser fechada, e até mesmo quando o Android finaliza ela quando ve a necessidade de memória. Desta forma é preciso entender cada ciclo de vida de uma Activity. Existem algums metodos na classe Acitivity que são responsaveis pelo seu ciclo de vida, são eles:

- onCreate() É um método obrigatório e é invocado uma vez. Geralmente nele é definido o View da Acitivity. Em seguida é invocado o onStart.

- onStart() É chamada imediatamente após a onCreate() – e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco.

- onResume() Sempre invocada quando a Activity recebe o foco novamente.

- onPause() Salva o estado da aplicação, quando o celular entra em modo de espera por exemplo. 

- onStop() – Quando a activity está sendo encerrada e não fica mais visivel ao usuário.

- onDestroy() Este método literalmente finaliza a aplicação e pode ser invocado também pelo sistema operacional, caso ele deseje desalocar recursos.

- onRestart() Quando uma Activity volta depois de ficar fora temporariamente e invoca o método onStart.

Logo abaixo uma imagem ilustrativa desse ciclo para facilitar o entendimento.




Até a proxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário